Igor Tavares

Lesão de ligamento cruzado anterior – LCA

Lesão de ligamento cruzado anterior – LCA


A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das lesões ligamentares do joelho mais comuns, daí a reconstrução do LCA ser uma das cirurgias mais frequentemente realizadas.

O seu diagnóstico baseia-se na história e no exame clínico do joelho (teste de gaveta e ressonância magnética) prescrita pelo ortopedista.

Eu utilizo o teste de gaveta nesse tipo de lesão para ter parâmetro da evolução da coaptação da articulação, pois mesmo sendo reconstruído o ligamento o teste me dá parâmetros para analisar a musculatura do entorno.

As lesões do LCA ocorrem predominantemente em indivíduos jovens e ativos, sobretudo durante a atividade física, por mecanismo indireto ocorrem através de uma complexa interacção de múltiplos factores de risco: ambientais, anatómicos, hormonais, neuro-musculares e familiares.

As lesões ligamentares podem classificar-se em grau I, II e III. Na lesão de grau I existe uma lesão ligamentar ligeira, um estiramento, mantendo-se a estabilidade da articulação. Na lesão de grau II ocorre já uma ruptura parcial das fibras do ligamento, originando um ligamento frouxo. Por último, as lesões de grau III caracterizam-se por uma ruptura total do ligamento, causando assim instabilidade articular.

O tratamento consiste na estabilização articular e fortalecimento da musculatura estabilizadora.

Espero ter contribuído com um pouco de conhecimento.

Até Breve.

Facebook
WhatsApp
Email